Comissão Especial da Consulta para Identificação
das Preferências da Comunidade Universitária para a
Escolha de Reitor e Vice-Reitor da UFF – Quadriênio 2014/2018



Chapa 1 - Integrar para Transformar

Mensagem 2:



Aos Docentes, Técnico-Administrativos e Estudantes da UFF:

Nos dias 8, 9 e 10 de abril, ocorrerá a Consulta Eleitoral para a Reitoria da UFF e convidamos todos os Docentes, Técnico-Administrativos e Estudantes a participarem do processo eleitoral para decidir os rumos que a UFF deverá seguir nos próximos anos.

Coerentemente com a nossa história institucional, defendemos a necessidade de a UFF mudar o atual modelo de gestão para ocupar um lugar destacado entre as melhores universidades do Brasil. O modelo que propomos é ancorado no diálogo, no respeito às pessoas e nos compromissos sociais da Instituição; na transparência quanto ao uso e distribuição dos recursos; no respeito pelas instâncias colegiadas; na profissionalização da gestão; na priorização da infraestrutura das atividades acadêmicas, de trabalho e estudo. Defendemos esse modelo, por entendermos que a UFF deve ser pensada integralmente. O que ocorre em uma de suas dimensões se reflete nas demais.

Defendemos a mudança do atual modelo de gestão, por entendermos que ele desrespeita o Estatuto, é centralizador, autoritário, orientado pela política de favores e promotor de conflitos entre áreas e segmentos da Universidade. No campo acadêmico, o atual modelo prioriza a quantidade desacompanhada dos cuidados com a qualidade, assim como relega a um segundo plano as demandas relacionadas à infraestrutura acadêmica. Isso pode ser claramente constatado no planejamento da UFF, onde os valores destinados ao desenvolvimento institucional correspondem a, aproximadamente, 9% do destinado à verba de custeio e capital; onde os valores destinados a bibliotecas e laboratórios são irrisórios. A alta carga horária docente na graduação, em inúmeras Unidades, compromete a pesquisa e a pós-graduação. Nos rankings nacionais e internacionais, as posições que a UFF ocupa são decrescentes e o ponto fraco é justamente a infraestrutura acadêmica.

Para a Chapa 1, Palharini e Fabio, o modelo adotado na UFF, até o momento, já deu evidentes sinais de esgotamento, e pagaremos muito caro, do ponto de vista da qualidade institucional, caso continue. Por isso, queremos mudar.

A Chapa 1 quer uma UFF muito melhor. Para isso, a administração central e a atividade acadêmica devem caminhar de modo integrado e orientado pelo mesmo objetivo. Este é o principal desafio: ter uma Reitoria comprometida com a qualidade institucional.

Para fazer frente aos desafios que se apresentam, propomos um modelo de gestão que promova o planejamento a partir dos Departamentos e Cursos; que fortaleça a autonomia departamental, das Unidades e dos Conselhos Superiores; e que encaminhe o projeto de Estatuto para apreciação e votação, com o resultado do plebiscito incorporado; um modelo orientado para a descentralização acadêmica, administrativa e financeira, comprometido com a transparência, que priorize a infraestrutura acadêmica; que aproxime grupos emergentes e consolidados para ampliar a geração de conhecimento e disseminar a pós-graduação para todas as Unidades; que promova o aperfeiçoamento dos currículos de graduação, melhore as condições de trabalho para todos e promova assistência estudantil real em todos os Campi.

Compreendemos que também se faz necessário realizar auditoria independente nas contas da UFF e nos seus contratos de gestão, para termos conhecimento da real situação financeira da Universidade; defender junto à CAPES, conjuntamente com outras IES, um período de carência para a produção científica de novos docentes; atuar junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em busca da isonomia salarial entre as IFES e de mais vagas para concurso público; promover a capacitação e qualificação dos TAEs, orientadas aos objetivos institucionais; investir em sistemas preventivos e educativos de segurança; incentivar a formação e permanência de práticas sustentáveis nos diferentes Campi e Unidades.

Convidamos todos para conhecerem nosso Programa completo para a Gestão da Reitoria da UFF 2014-2018, por meio do site http://www.integrarparatransformar.com.br.

Por uma UFF Pública, Autônoma, Democrática, Gratuita, Laica e de Qualidade.

Vote Chapa 1 – Integrar para Transformar – Juntos, pela Universidade que queremos !!

Saudações Universitárias,

FRANCISCO DE ASSIS PALHARINI

FABIO BARBOZA PASSOS

Acesse nosso site:
www.integrarparatransformar.com.br

Curta nossa página no Facebook:
www.facebook.com/integrarparatransformaruff